Ao 3º ano da Escola do Recife 2011.

Quero lhes convidar ao tempo. Lembrar de que ele os uniu e os separou. Ele separa o passado do futuro porque se pensarmos bem o presente não existe: ou foi ou será. Pelo tempo lembramos ou planejaremos. Lembremos que tudo, toda hora se acaba e algo de novo se recomeça: o tempo e até a própria amizade. Sua amizade não é a mesma da de ontem com alguém que amas muito, é maior ou menor.
Um convite a amizade e lembrar que quando ela existe; resiste. A Distância não diminui uma amizade, pelo contrário a fortalece e o cimento fortalecedor chama-se saudade.
Um convite a coragem e é bom pensar que a tivemos durante esses anos às vezes juntos, às vê
zes só e precisaremos agora mais de uma dose dela.
Um convite ao conhecimento que será tão importante para o futuro de cada um. Conhecimento esse que não deve ser apenas sobre medicina, engenharia, direito ou licenciatura, deve ser sobre o bem estar de pessoas queridas. Conheça e reconheça sempre o que e quem te faz bem. Ainda sobre o conhecimento notarás que quanto mais estudar e conhecer de algo caminhas para a máxima socrática: concluirás que nada sabe. Talvez o maior conhecimento seja saber que nada sabe.
Um convite as palavras. Essas que te fazem amar, odiar, ler e lutar. Ela te leva a pessoas, livros, mundos imaginários e é a principal arma que podemos ter, mesmo que a luta dela seja a luta mais vã: no entanto lutamos.
Um convite aos sonhos e parafraseando o grande mineiro “eles não envelhecem”. Sem sonhos não existem vida. Assim vivemos sempre querendo algo.
Um convite ao medo de chuva e lembre que vocês não precisam chorar sozinhos sempre no mesmo lugar. Não sejam produtos, sejam somas; não subtraiam, multipliquem. Somos somas de coisa boas e temos obrigação de multiplicá-las.
Um convite a amizade que os une e os torna um só corpo que será eterno pelo menos nas plaquinhas e nos corações de vocês: o nome dessa amizade Terceiro ano da Escola do Recife de 2011. Ela os levará a belos caminhos e lembrem-se de que muitas vezes esse amigo não estará sempre ao seu lado falando, contanto mas que certamente ele estará no momento certo ditando as palavras que seu coração precisa ouvir.
Um último convite a que vocês me considerem a partir de agora não um professor, mas sim um amigo que aprendeu bastante e saibam o quão de prazer terei de atender alguém ou de rever qualquer um desse terceiro ano. Me despeço avisando: a vida não se resume a provas, notas e produtos. Ela não se resume, se amplia através do amor.

Comments

Penélope said…
Lindo e sensível. Parabéns!

Popular posts from this blog

Pensamentos de Ônibus

S.O.S

De verdade, de verdade!